CI

Texto adubação orgânica em anexo


Opinião Livre
A tão conhecida “pulga atrás da orelha” foi implantada mais uma vez. E dessa vez, veio de um agricultor que até poucos dias atrás era desconhecido, mas hoje carrega o peso de 141,79 sacas/ha de soja na bagagem.
E aos nos depararmos com as análises de solo do campeão do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) deste ano, para tentar descobrir onde está o diferencial de sua lavoura, encontramos uma informação que nos chama atenção, sua alta concentração de matéria orgânica no solo.
Esta mesma matéria orgânica, velha conhecida dos agricultores e que foi tão degradada em épocas de plantio convencional, começou a regressar com o início do plantio direto e vem ganhando destaque como uma das principais preocupações dos agricultores em todo mundo.
Como exemplo, os agricultores americanos do CORN BELT criam animais principalmente como fonte de adubação para suas lavouras e apenas fazem a complementação nutricional do solo com adubos de fontes minerais.
Baseado nesta necessidade, a adubação orgânica vem se desenvolvendo e agregando tecnologia no seu desenvolvimento. Empresas têm se especializado e investido em pesquisas para aperfeiçoar a adubação de solo a ponto de alcançar altas produtividades.
A Ferticel é uma dessas empresas que desde 1987 se preocupa com a matéria orgânica dos solos brasileiros. Depois de tantas pesquisas e após importar tecnologia europeia, eles criaram um adubo diferenciado, contendo os macronutrientes primários (N-P-K), os macrutrientes secundários (Ca-Mg-S) e ainda vários micronutrientes necessários as grandes culturas, e ainda a matéria orgânica rica em ácidos húmicos e fúlvicos como “enchimento” desse adubo.
Dentro de tantos benefícios, a matéria orgânica faz com que este adubo fique com pH próximo a 6,00, tornando vários nutrientes mais disponíveis à planta, tendo como destaque entre eles o fósforo. Outro benefício da matéria orgânica é sua alta CTC (capacidade de troca catiônica) que, em solução do solo, faz com que os nutrientes de fácil mobilidade no solo fiquem retidos nesta matéria orgânica, tendo como destaque neste caso o potássio.
Outros dois grandes benefícios da matéria orgânica no solo são:
- Atuar como agente cimentante no solo, diminuindo compactação e melhorando a estrutura do solo.
- Seu alto poder de retenção de água, mantendo o solo úmido por um mais tempo em períodos de estiagens.
Já está mais que comprovado que o momento de comprar grandes áreas de terra já passou. A fase agora é de organizar a casa, estruturar a lavoura e focar na produtividade pensando em longo prazo. E o solo, é um de seus principais aliados neste desafio. Cuide dele com carinho.
Paulo Miguel Nedel
Eng. Agrônomo
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.