CI

Preparando o futuro


Decio Luiz Gazzoni
Future Earth (em livre tradução, o Planeta do Futuro) é uma iniciativa do International Council for Science (ICSU), que congrega as Academias de Ciências de todos os países. Trata-se de uma plataforma, com horizonte temporal de 10 anos, que ambiciona desenvolver o conhecimento para responder de forma eficaz aos riscos e oportunidades das mudanças ambientais globais, e para apoiar a transformação para a sustentabilidade global nas próximas décadas.

A Future Earth mobilizará milhares de cientistas, em praticamente todos os países do mundo, reforçando as parcerias com os formuladores de políticas públicas e lideranças civis, públicas e corporativas, para oferecer opções e soluções de sustentabilidade na esteira da Eco 92 e da Rio +20.
As principais diretivas da plataforma serão:
a) pesquisa com soluções orientadas para a sustentabilidade, com foco nas mudanças ambientais e nos desafios do desenvolvimento para satisfazer as necessidades humanas por alimentos, água, energia e saúde; b) colaboração interdisciplinar efetiva entre ciências naturais, sociais e humanas, economia e desenvolvimento de tecnologia, para encontrar as melhores soluções científicas para problemas que são, por natureza, complexos e multifacetados; c) informação efetiva para autoridades governamentais, gerando o conhecimento que apoiará avaliações integradas globais e regionais; d) participação de autoridades, cientistas, comércio e indústria e outros setores da sociedade civil na elaboração e execução conjunta de programas de investigação e formação do conhecimento, sempre que possível redundando em inovações que apoiem o desenvolvimento sustentável; e) aumento da capacitação em ciência, tecnologia e inovação, especialmente em países em desenvolvimento e engajamento de uma nova geração de cientistas em torno do eixo do desenvolvimento sustentável.

        Na reunião que realizamos no México, decidimos que os cientistas membros do ICSU, envolvidos com o segmento de energia renovável, abdicarão de sua iniciativa autônoma, aderindo à plataforma maior do Future Earth. Trata-se de uma atitude pioneira pois, juntamente com os cientistas que estudam desastres naturais, constituímos o embrião da plataforma.
 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.