CI

Ótimas expectativas para a safra de trigo


Opinião Livre
Com uma produção estimada em mais de cinco mil toneladas em 2015, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este ano, a safra de trigo no Brasil se inicia com ótimas expectativas em relação às condições climáticas devido à La Niña.
Dentro de um programa de rotação de culturas, o trigo tem sido uma das alternativas para o cultivo de inverno, e a região sul do Brasil é responsável por cerca de 90% da produção tritícola. No entanto, nos últimos anos, algumas dificuldades foram enfrentadas pelos produtores, como o clima e questões fitossanitárias, que comprometeram a produção e a qualidade do produto final, resultando na queda dos preços.
As manchas foliares são causadas por fungos e têm sido, ao lado da ferrugem, uma das principais doenças da cultura. Seu aumento está diretamente ligado ao uso de sementes infectadas e à monocultura, podendo trazer prejuízos de até 80% na produção final. 
As principais medidas para combater as doenças do trigo são: a realização de rotação de culturas, o uso de cultivares com resistência genética e a escolha e aplicação correta do fungicida. A combinação desses métodos reflete diretamente na sanidade da cultura e, consequentemente, no aumento da produtividade. Uma pesquisa realizada em Passo Fundo (RS) pelo Professor Erlei Melo Reis demonstrou a eficiência do fungicida composto por epoxiconazol e cresoxim no controle de manchas foliares na última safra.
Assim como as manchas foliares, a ferrugem da folha (Puccinia Triticina) também pode causar prejuízos de até 80% na produtividade. A doença pode se manifestar desde o surgimento das primeiras folhas até a maturação da planta, e se desenvolve melhor em temperaturas amenas (15°C a 20°C), umidade relativa alta e molhamento foliar de 4 a 6 horas. Medidas preventivas, como o uso de cultivares tolerantes, controle químico com triazol, estrobirulina e protetores, somadas às boas expectativas de clima, irão proporcionar ao produtor de trigo uma boa safra este ano.
*Rafael Gai é engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da Adama

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.