CI

No agronegócio somos melhores que a Alemanha


Decio Luiz Gazzoni
Em minhas palestras no exterior costumo provocar a audiência, afirmando que o Brasil é o campeão mundial da preservação ambiental. Digo, mato a cobra e mostro o pau. O Brasil preserva, por Lei, cerca de 60% de seu território, contra 9% de países com extensão territorial similar à nossa. Os países menores preservam menos, porque precisam de proporção maior da área para morar, plantar, trabalhar e movimentar-se.

Em Pindorama, as 1098 unidades de conservação (UCs) que existiam em 2013 (outras estão sendo criadas) ocupam 17% do Brasil. Os 500.000 índios dispõem de 14% do país. As 268 áreas quilombolas ocupam 2,6 milhões de hectares, maior que a área de 104 dos países ou territórios reconhecidos na ONU. São 31% de terras intocáveis, por Lei. Some rios, lagos e outras formações aquáticas, e passamos de 35%. No entorno das UCs, a lei proíbe transgênicos ou aviação agrícola, ou seja, na prática dificulta muito a agricultura. O meu amigo Dr. Evaristo Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite) estima que este entorno pode chegar a 10% do território brasileiro.
Das propriedades rurais, cuja área estimada é de 270 milhões de hectares (31% do território), devem ser descontadas as Reservas Legais (RL) e as Áreas de Proteção Permanente (APPs). A depender do bioma, a RL varia de 20 a 80% da propriedade, enquanto as APPs não tem tamanho definido, dependem dos cursos de água e da topografia da propriedade. Mas, podemos assumir, em média, que 50% da área das propriedades agrícolas deve ser destinada às RLs e APPs, ou seja, 15% do Brasil. Somados aos 35% e 10% anteriores, chegamos a 60%.
Porém, na área rural, estão quase 90 milhões de hectares de assentamentos rurais (10% do Brasil). Todos sabemos que a grande maioria desses assentamentos não são dedicados à produção agrícola. Conclusão: enquanto a agropecuária usa perto de 10% da área do Brasil, 60% é protegido por Lei!

Aí está a força do Brasil: somos um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas, e o agronegócio manteve a economia do Brasil à tona nos últimos 5 anos. E também somos o campeão mundial da preservação ambiental. Nesses quesitos, somos melhores que a Alemanha! Umweltschutz Weltmeister!
 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.