CI

Modelo genômico


Decio Luiz Gazzoni
Um modelo é uma maneira de traduzir fatos, eventos e comportamentos em equações matemáticas. Um modelo matemático muito conhecido é o da previsão climática. Agora, abrimos a era dos modelos de organismos vivos. A bactéria Mycoplasma genitalium, a menor bactéria viva do mundo, foi modelada por cientistas da Universidade de Stanford e do J. Craig Venter Institute. O professor de bioengenharia Markus Covert liderou a equipe que vasculhou 900 artigos científicos para reproduzir no computador cada interação molecular da bactéria. O estudo completo está em www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0092867412007763.
E qual a utilidade disso? O modelo da bactéria serve apenas para testar o conceito e verificar se, conhecendo o DNA da bactéria, é possível prever sua aparência e comportamento, incluindo sua fisiologia e seu metabolismo, como seria na vida real. No início, o modelo permitirá levantar novas hipóteses sobre essas duas áreas da Ciência, ensejando sua comprovação. Mas, baseado nesta experiência, em 7 ou 8 anos, teremos modelos de soja, milho, arroz, feijão, coelho e gado bovino.
Então, tente imaginar como aumentará a velocidade das inovações tecnológicas se, ao invés de esperar anos e trabalhar com centenas, milhares de indivíduos, toda a triagem inicial ocorrer no computador. Somente iriam para os testes de campo aqueles indivíduos cujo DNA modelado indicasse alta probabilidade de exibir as características desejadas.
Exemplos práticos: queremos uma cultivar de soja resistente a uma doença. Os genes que conferem resistência são introduzidos em algumas poucas sementes, que depois precisam ser cruzadas para transferir outros caracteres como produtividade, precocidade, e outras dezenas de características que interessam ao agricultor. Usando o modelo, ao invés de lidar com milhares de plantas, que precisariam ser cultivadas e analisadas individualmente, um cientista se concentra em algumas dezenas delas, com maior probabilidade de conter todas as características. O mesmo raciocínio vale para melhorar uma raça bovina ou criar cruzamentos industriais.
Depois de ler o artigo, fiquei com aquela sensação de que nasci muito cedo: agora a Agronomia vai ficar ainda melhor! 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.