CI

Máxima produtividade


Decio Luiz Gazzoni
Ontem, durante o Congresso Brasileiro de Soja, que ocorre esta semana em Cuiabá, foram entregues as premiações para os agricultores que obtiveram as mais altas produtividades de soja no Brasil, e para os engenheiros agrônomos que os orientam. Para começar, é importante dizer que esta última safra foi altamente prejudicada pela forte estiagem, que derrubou a produtividade de soja no Brasil em mais de 20%. Segundo a CONAB, a média brasileira de produtividade de soja deve ficar próximo a 2.665kg/ha.

Indiferente aos problemas, os agricultores que se inscreveram no Desafio de Máxima Produtividade de Soja do CESB obtiveram produtividades até 145% superiores à média brasileira. Foi o caso do produtor Demétrio Guimarães Pereira, de Correntina na Bahia, que produziu 6.532 kg/ha. Ah, sim, sem irrigação! Dos pagos gaúchos veio o vencedor na categoria soja irrigada, Tiago Rubert, que produziu 6.156 kg/ha. Aqui perto, em Arapoti, o produtor Ely de Azambuja Germano obteve 6.186 kg/ha, sendo o vencedor da região Sul do Brasil.
Todos os produtores que se inscreveram no Desafio de Máxima Produtividade de Soja do CESB produziram acima da média nacional. O que faz com que eles sejam diferentes? É justamente esta resposta que o CESB busca ao organizar os Desafios Anuais de Máxima Produtividade. E, o que estamos descobrindo é que não existe uma fórmula mágica, uma bala de prata, um segredo restrito a uma confraria. O “segredo” é fazer bem feito, aquilo que, de alguma maneira, já é feito na lavoura! Capricho é a chave do cofre.

Para entender melhor como isto acontece, este escriba, e outros pesquisadores da Embrapa Soja, foi conversar com o Engo. Agro. Ivo Frare, que orientou o produtor Ely Azambuja, de Arapoti. E descobrimos que ele trata o solo com enorme carinho. São anos de plantio direto na palha, que afofaram e fertilizaram o solo, que permitem reter a água da chuva e armazená-la para os dias de veranico. Solo fértil, bem manejado, bem estruturado, profundo, que recebe a cultivar correta, com a população de plantas adequada e com os cuidados fitossanitários necessários fizeram de Ivo e Ely os recordistas de produtividade de soja do Sul do Brasil.
 
O autor é Engenheiro Agrônomo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.