CI

Garapa salva o Botafogo?


Decio Luiz Gazzoni

Talvez nem reza braba opere a mágica, mas não custa tentar. Em 2001, a Ponte Preta também tinha um time tecnicamente limitado, mas chegou em 6º lugar ao final do Campeonato Brasileiro e, em 2002, a Caldense foi campeã mineira. Será que a garapa que os jogadores ingeriram ao final de treinos e jogos influenciou na colocação obtida?

Energético natural

A onda começou pelos países ricos e espalhou-se pelo mundo. É só entrar em qualquer farmácia ou drogaria e surgem centenas de produtos especiais para atletas de competição. Normalmente são produtos caros, embora sem muito segredo em sua composição. Foi daí que surgiu a idéia de testar o suco de cana – a garapa das barraquinhas de rua – e avaliar a sua eficiência como suplemento energético para atletas. Pesquisadores da Unicamp debruçaram-se sobre o tema, objetivando comprovar os efeitos benéficos da garapa sobre o rendimento físico e para recuperação da massa muscular de atletas.

Fisiologia

Para movimentar a máquina representada por um organismo vivo é necessário energia. No caso dos atletas, em que o exercício beira a exaustão, a demanda de energia é muito maior. O combustível humano é o glicogênio, que está disseminado pelas células do organismo e é transportado pela corrente sanguínea, de maneira a estar prontamente disponível quando exigido. Como o glicogênio é formado a partir de outros carboidratos (glicose, frutose, sacarose ou amido), após uma grande demanda de energia, há a necessidade de reposição de seu estoque. Sem reposição, o atleta sente fadiga e seu rendimento diminui. Logo, o recurso à garapa é uma abordagem óbvia, por ser um produto rico em sacarose e outros açúcares, natural, barato e de sabor apreciado.

Nutritivo

O caldo de cana contém até 70% de água, porém 50% de seu peso seco compõe-se de açúcares de baixo peso molecular, prontamente assimiláveis pelo organismo. Uma molécula de sacarose, na presença de água, pode ser desdobrada em uma molécula de glicose e outra de frutose, posteriormente convertidas para glicogênio. Após a prensagem da cana, o caldo conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar, entre eles minerais como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e cloro (3 a 5%), e vitaminas dos complexos B e C. Além da sacarose, a planta contém glicose (2% a 4%) e frutose (2% a 4%) livres, proteínas (0,5% a 0,6%), amido (0,001% a 0,05%), lipídios (0,05% a 0,015%) e corantes (3% a 5%).

Ponte Preta

Em 2001, os cientistas da Unicamp entabularam uma parceria com a Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas. Foi estabelecido um protocolo de pesquisa, de maneira que a reposição de líquidos era efetuada com garapa, que supria, concomitantemente, as necessidades energéticas dos atletas, ao final dos exercícios. O teste envolveu 60 atletas, sendo 30 da equipe de futebol profissional e 30 da categoria júnior, os quais recebiam a quantidade pré-determinada de garapa após o treino ou ao final de uma partida. Coincidência ou não, o fato é que, com um time tecnicamente limitado, a Ponte Preta chegou ao final do campeonato brasileiro na 6ª. posição.

Caldense

Já o time mineiro obteve um sucesso retumbante: a Caldense sagrou-se campeão estadual no ano de 2002. O segredo? Pode não ser o único, mas o time também efetuou a reposição energética com garapa de cana. Os pesquisadores da Unicamp estão muito satisfeitos com os resultados obtidos, porém antevêem um problema: como proceder com os atletas brasileiros, que forem adaptados à reposição com garapa, quando competirem no exterior? Solução: liofilizar o caldo, produzindo a garapa em pó. Esta é a nova etapa da pesquisa, que promete criar um produto com grande apelo comercial, que poderá render bons lucros, agregando valor ao agronegócio da cana. Já os botafoguenses não se importam com lucro financeiro, querem saber é se até um time ruim como o do Botafogo está sujeito ao efeito Caldense, se os jogadores tomarem garapa!

O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja. Homepage: www.gazzoni.pop.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.