CI

ESALQ, um patrimônio nacional


Decio Luiz Gazzoni
Este ano, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) foi considerada excelente por dois sistemas de avaliação internacional de cursos universitários. Este mês a US News & World Report classifica a ESALQ como a melhor escola de Agronomia do Brasil e da América Latina, e a 5ª. Melhor do mundo (
http://www.usnews.com/education/best-global-universities/universidade-de-sao-paulo-500437).
Para selecionar as melhores universidades, são utilizados critérios científicos rígidos, com indicadores validados ao longo de muitos anos, por cientistas independentes de diferentes países. Uma explicação sobre esses critérios se encontra em http://www.usnews.com/education/best-global-universities/articles/methodology.
O Brasil muito deve à ESALQ. Criada em 1901, como escola independente, por um empresário de grande visão (Luiz de Queiroz), a escola já formou dezenas de milhares profissionais em áreas conexas à agropecuária e alimentação. Também treinou ao nível de Mestrado e Doutorado quase 9.000 profissionais.
Além da educação, a ESALQ se destaca em pesquisa agrícola, com dezenas de milhares de artigos científicos publicados, tecnologias largamente adotados pelos produtores agrícolas e livros utilizados por profissionais e como referência em outras escolas. Seus cientistas organizam cursos, seminários, simpósios e congressos que permitem a contínua construção do conhecimento científico. Nos últimos 50 anos, o Brasil promoveu um avanço considerável em seu agronegócio, deixando de ser um país importador de alimentos para ser o maior exportador líquido de alimentos do mundo. Na base da revolução está a modernização tecnológica, setor em que a ESALQ tem parcela considerável do mérito.

De outra parte, na avaliação do Movimento dos Sem Terra (MST), nada disto interessa. A fazenda experimental da ESALQ, localizada em Londrina, foi considerada improdutiva, razão pela qual foi invadida em 17 de agosto, assim permanecendo por cerca de 40 dias. A pergunta que se impõe é: quem está com a verdade? O MST que considerou a fazenda, por extensão a ESALQ, improdutiva? Ou órgãos internacionais independentes, que a elogiam e a colocam como a 5ª. melhor escolha de Agronomia do mundo?
 
O autor é Engenheiro Agrônomo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.