CI

Como a Ciência é percebida pela população


Decio Luiz Gazzoni
          Cientistas são menos conservadores que leigos. Pelo privilégio de disporem de informações seguras, tomam decisões mais bem fundamentadas. A Associação Americana para o Progresso da Ciência pesquisou a visão de cientistas e leigos sobre aspectos da Ciência. O estudo, publicado na revista Science, também está em
http://www.pewinternet.org/interactives/public-scientists-opinion-gap/. Vamos a algumas comparações interessantes:
• 50% do público atribui a mudança climática à atividade humana, em comparação com 87% dos cientistas;
• 37% do público acredita que alimentos geneticamente modificados são seguros, versus 88% dos cientistas;
• 47% do público é a favor do uso de animais em pesquisa, e 89% dos cientistas também o são;
• 28% do público e 68% dos cientistas acreditam que os alimentos cultivados com pesticidas são seguros;
• 65% do público acredita que os humanos e outros seres vivos evoluíram ao longo do tempo, em comparação com 98% dos cientistas;
• Mas ambos concordam que a Estação Espacial não foi um bom investimento (64% do público x 68% dos cientistas).
          A falta de compreensão do público acerca da Ciência é um problema sério. Ainda há um longo caminho a trilhar para que a Ciência verdadeira possa ser parte do dia a dia do cidadão, sem vieses. As maiores dissonâncias ocorrem quando entram em cena questões ideológicas ou religiosas.
          É esta falta de informação que levou, por exemplo, um grupo de mulheres do MST a destruir mudas de eucalipto transgênico, enquanto outro grupo impedia a realização de uma reunião da CTNBio. Quando a imprensa entrevistou participantes de ambos os grupos, nenhum dos entrevistados tinha a menor ideia do que estava fazendo e porque estava agindo daquela maneira. É a mesma dissonância que ocorre quando pais se recusam a vacinar os filhos, quando seguidores de determinadas seitas não admitem transfusão de sangue, ou quando se busca a cura de doenças em curandeiros ou feiticeiros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.