CI

Alimentos funcionais


Decio Luiz Gazzoni
Abóbora x diabetes; pitanga roxa x câncer, alho x colesterol, melancia x hipertensão arterial, alface enriquecida com ácido fólico. É a nova geração de alimentos, ditos funcionais, em desenvolvimento pela Embrapa. Chegarão à mesa do consumidor nos próximos anos, com o objetivo de reduzir o risco de doenças e distúrbios nutricionais.

A Embrapa descobriu que a abóbora gila (com gosto de melancia) contém sulfonilureia, que promove a liberação de insulina. Os remédios contra a diabetes têm exatamente a mesma molécula encontrada na abóbora, a glibenclamida. Sua ingestão estimula o pâncreas a secretar insulina no organismo. A abóbora está sendo testada em um ensaio-piloto com 24 pessoas, entre saudáveis e pré-diabéticas, divididas em dois grupos: um vai tomar o placebo, o outro as cápsulas de abóbora, por quatro meses. Um segundo ensaio envolverá 80 pessoas e, comprovados seus efeitos, o fitoterápico será patenteado e comercializado. Em relação aos hipotensivos a Embrapa investiga a melancia, para controlar a hipertensão arterial.
A Embrapa também estuda uma alface transgênica, que recebeu dois genes de outra planta, o que lhe permite produzir 15 vezes mais ácido fólico (vitamina B9), quantidade equivalente à do espinafre europeu, de elevado teor. Segundo a Embrapa, apenas 30g de folhas de alface já têm as 400 microgramas diárias recomendadas para adultos, sem alteração de aspecto ou sabor. Os testes realizados mostram que o teor de ácido fólico no sangue dobrou em uma semana, voltando ao normal com o fim do consumo da alface.

A Embrapa desenvolve, desde 2006, um projeto que avalia as propriedades de pitangas roxa, vermelha e laranja no combate às células tumorais. Em laboratório, os extratos reduziram as células cancerígenas. As pesquisas em andamento buscam comprovar que os extratos de frutas vermelhas reduzem tumores em ratos que foram modificados para desenvolver formas humanas de tumores. Comprovada a hipótese, a pesquisa permite recomendar o consumo de pitangas como parte do tratamento contra o câncer. Assim como essas, existem outras pesquisas em andamento na Embrapa, com o mesmo objetivo de substituir medicamentos por alimentos, com o mesmo resultado terapêutico.
 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja. www.gazzoni.eng.br
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.