CI

Algumas dicas de como comprar e preservar a qualidade dos ovos


Karina Ferreira Duarte

O ovo é um alimento de grande valor nutritivo, rico em proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos saturados e insaturados, e outras sustâncias não menos importantes, sendo recomendado como alimento para uma dieta variada e equilibrada. Contudo, a maior utilização destas vantagens pela população depende da qualidade dos ovos oferecidos ao mercado, sendo aspecto de influência na aceitação, nos hábitos e decisões do consumidor final. Por se tratar de um alimento fresco, o ovo merece todos os cuidados especiais que se dispensam a um produto dessa natureza, desde a granja até a mesa do consumidor.

A propósito, a natureza conferiu-lhe até mesmo uma original embalagem, resistente o suficiente para assegurar a inteireza de suas qualidades nutritivas, mas também vulnerável o bastante, para que nos lembremos de sua condição de produto biológico, demandando, pois, tratos que preservam sua integridade.

Assim, ao comprar e consumir ovos, certos cuidados devem ser obrigatoriamente tomados para uma utilização proveitosa e segura, a começar pela atenta observação no sentido de verificar se o produto está íntegro. Os ovos devem ter sua casca limpa e inteira. Jamais utilizar ovos que tenham vindo trincados ou com vazamento de seu conteúdo. A aquisição de ovos sujos ou deteriorados compromete a imagem geral do produto.

É importante atentar para o fato de que o ovo sujeita-se à perda rápida de sua qualidade, quando mantido à temperatura ambiente. Por essa razão, em países onde o processo de comercialização se acha em estágio mais avançado, todo o percurso do ovo, da fonte de produção ao ponto de venda, se faz com controle da temperatura, mantendo-o sob refrigeração. Dessa forma prolonga-se o prazo para sua utilização, permanecendo intactas a qualidade e as propriedades nutritivas do produto.

Em nosso país ainda não atingimos tal estágio e o produto chega aos pontos de venda à temperatura ambiente. Não obstante, sua conservação será bastante favorecida, se o ovo sair do ponto de venda diretamente para a geladeira, mantendo-o na faixa de 0ºC a 4ºC. Mediante essa simples providência, estará o consumidor garantindo para si e sua família um produto saudável, nutritivo e saboroso, que poderá ser consumido com toda a segurança.

Os cuidados descritos visam o consumidor final, destacando que a maioria dos defeitos observados em ovos no mercado, tem origem em etapas anteriores, desde a composição das rações, passando pelas instalações até a distribuição. Cabe aos avicultores procurar mais conhecimentos junto aos órgãos de assistência técnica e contribuir para melhor qualidade e maior aceitação deste excelente alimento pela população.

São muitas as causas de problemas com a qualidade interna e da casca do ovo, o importante é, estarmos atentos em observar as reais condições de cada produtor para que possamos interferir de maneira adequada, sem onerar a produção buscando a melhor relação custo:benefício 
Como reconhecer a idade do ovo
OVO NOVO
Casca porosa, áspera e fosca
Clara espessa e firme

            Gema redonda, firme e no centro

            Membranas interna e externa aderidas à casca
 

            OVO VELHO

            Casca lisa e com certo brilho

            Clara quase líquida

            Gema dilatada

            Clara e gema misturadas

            Flutua quando imerso em água

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.