CI

Bilhões de euros... de graça


Decio Luiz Gazzoni
            A polinização é o ato sexual das plantas, quando o gameta masculino entra em contato com o gameta feminino para formar as sementes, muitas vezes “embaladas” em frutos. Algumas plantas não precisam de ajuda, a fertilização ocorre naturalmente. Em outras, há necessidade de auxílio do vento ou da interveniência de seres vivos, chamados polinizadores. Os principais polinizadores são os insetos e, entre eles, o mais conhecido é a abelha doméstica,
Apis mellífera.
            Na União Europeia (UE), o serviço de polinização vale mais de 153 bilhões de euros ao ano; nos EUA chega a 150 bilhões de dólares anuais. Este seria o valor a ser despendido pelos produtores agrícolas, caso o serviço ambiental (gratuito) de polinização tivesse que ser pago. O benefício direto da polinização para a produção na UE é de 761 bilhões de euros anuais, por aumento da produção, produtividade e qualidade. No Brasil, estima-se o valor de R$40 bilhões. A grande diferença ocorre porque, na Europa, a produção agrícola está concentrada em frutas e hortaliças, de maior valor de mercado e que são mais dependentes da polinização por insetos.
            Nessas culturas pode ocorrer um déficit de polinização, pois os polinizadores que ocorrem naturalmente não são suficientes para garantir alta produção e alta qualidade dos produtos agrícolas. O déficit está associado ao desmatamento, ou seja, falta de plantas nativas que forneçam alimento e abrigo para os polinizadores. Mas pode ocorrer, também, um aumento muito grande da área de cultivos dependentes de polinização, gerando um desbalanço com a oferta do serviço natural de polinização.

            Na EU e nos EUA, onde há déficit de polinização é rotineira a oferta de serviços de polinização. Alguns apicultores se especializam em criar abelhas e transportá-las para as propriedades onde há necessidade de suplementar o serviço natural de polinização. As colmeias permanecem na propriedade durante a floração, enquanto houver necessidade de polinização. É um negócio comercial, em que o apicultor vende o serviço de polinização efetuado pelas suas abelhas para um produtor agrícola, que necessita e se beneficia do serviço. Este será o tema da coluna da próxima semana.
 
O autor é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.