CI

Custo de produção do leite aumenta 1,6% em outubro

Exportações brasileiras de lácteos registram crescimento



Foto: Pixabay

Segundo o Agro em Dados de dezembro da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás, o custo de produção do leite no Brasil registrou um aumento de 1,6% em outubro em relação ao mês anterior, conforme dados da Embrapa. Esse incremento, três vezes superior à média mensal dos últimos 12 meses, foi impulsionado pelos maiores custos com concentrado, volumoso, energia e combustível, impactando diretamente o setor.

Nas exportações de lácteos brasileiras, Cuba se destacou, liderando o crescimento no acumulado de 2024, especialmente na compra de leite fluido e leite em pó, com uma alta de 582,9% comparado ao mesmo período de 2023. Os Estados Unidos também apresentaram uma tendência de aumento nas importações de derivados lácteos, como leite condensado, creme de leite e queijo, desde 2019. Em Goiás, o volume de produtos exportados para os EUA cresceu 63,7% entre 2022 e 2024.

Por outro lado, as exportações de lácteos brasileiros para países como Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela sofreram quedas expressivas entre janeiro e outubro de 2024, com perdas de 26% para o Chile, 6,5% para o Paraguai, 31,1% para o Uruguai e 14,9% para a Venezuela.

Em relação às importações de lácteos, o Brasil registrou um aumento de 7,5% no volume de produtos importados em outubro de 2024, comparado ao mesmo mês de 2023. No entanto, em Goiás, houve uma queda no volume e valor das importações, com o estado interrompendo as compras de leite fluido e leite em pó desde março de 2024. Atualmente, o estado importa apenas soro de leite, com uma queda de 86,7% nas transações de outubro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.