Secretário de Agricultura e Abastecimento enaltece parceria com Fundecitrus
Piai iniciou sua fala abordando o greening e a complexidade do problema
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, destacou a importância da parceria com o Fundecitrus no combate ao greening. A declaração foi feita durante sua participação no podcast Agro em Pauta, realizado pela revista Exame.
Piai iniciou sua fala abordando o greening e a complexidade do problema. Segundo ele, foi perceptível desde o início que ações precisariam ser tomadas. “Quando eu me tornei secretário, no primeiro dia, já tive uma reunião sobre o assunto [greening]. Foi quando entendi a complexidade e a dimensão do problema. […] Com humildade, proatividade e planejamento, São Paulo está indo muito bem nesse combate”, afirmou.
O secretário também relembrou as dificuldades enfrentadas pela Flórida, nos Estados Unidos, no enfrentamento ao greening, e destacou a relevância da parceria entre o Fundecitrus e outras instituições. “A Flórida perdeu essa guerra. Eles investiram dois bilhões de dólares, produziam 200 milhões de caixas por ano e hoje não produzem 15 […]. Aqui, estamos nessa parceria, com mérito para o Fundecitrus, Esalq e Fapesp, onde criaremos o maior centro do setor no mundo”, frisou.
Piai se referia ao Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade (CPA), que prevê investimento financeiro para os próximos cinco anos. “Vamos trazer os melhores pesquisadores, as mentes mais brilhantes, para vencer essa batalha. Vejo que São Paulo tem atuado muito bem em relação ao greening. Estamos trabalhando com planejamento, profissionalismo e eficácia, e esse centro de pesquisa tem tudo para trazer boas notícias para nós”, completou, antes de abordar outros temas da agricultura paulista.