Potencial da carne bovina no México
A Abiec apresentou dados sobre a evolução dos embarques
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) divulgou uma nota informando sua participação em um evento realizado na Embaixada do Brasil no México, na quinta-feira (29). A iniciativa, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), fez parte de uma missão oficial promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao país. O México, um dos mercados mais recentes abertos à carne bovina brasileira, tem registrado um crescimento expressivo nas exportações, fato destacado pela Abiec durante o encontro.
Segundo a nota, a Abiec apresentou dados sobre a evolução dos embarques de carne bovina para o México, que tiveram um salto significativo entre janeiro e julho de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. O volume exportado passou de 288 toneladas em 2023 para impressionantes 23.108 toneladas em 2024. A diretora de Relações Internacionais da Abiec, Lhais Sparvoli, atribuiu esse crescimento à alta demanda do mercado mexicano por carne de qualidade e ao reconhecimento dos rigorosos padrões de segurança e sanidade da carne brasileira.
A associação também destacou o papel crucial da parceria com a ApexBrasil, através do projeto Brazilian Beef, no sucesso dessas exportações. Além de fortalecer o comércio bilateral, a Abiec ressaltou que as importações de carne bovina brasileira ajudam o México a otimizar seu mix de produtos exportados, permitindo ao país atender à demanda interna e ganhar escala para exportar outros cortes estratégicos. Na nota, Lhais Sparvoli conclui que eventos como esse são fundamentais para estreitar as relações bilaterais e fazem parte de uma agenda estratégica contínua, visando à consolidação e ao crescimento do mercado de carne bovina brasileira no México.