CI

Milho enfrenta perdas por calor e falta de chuva no Paraná

Cerca de 12% das lavouras de milho estão ruins no estado



Foto: Canva

A segunda safra de milho já está completamente plantada no Paraná, mas enfrenta dificuldades no campo. Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente à semana de 4 a 10 de abril, as condições climáticas têm comprometido o desenvolvimento das lavouras.

De acordo com o relatório, 65% dos 2,66 milhões de hectares plantados estão em condição considerada boa. Já 23% das lavouras apresentam situação mediana, com possibilidade de recuperação, enquanto os 12% restantes estão em condição ruim e devem apresentar perdas na produtividade.

Os técnicos do Deral apontam que a escassez de chuvas e as altas temperaturas registradas em março impactaram negativamente o crescimento das plantas. “Chuvas irregulares e abaixo da média durante o mês de março, aliado a ondas de calor, prejudicaram o desenvolvimento da safra de milho”, registra o boletim.

Na última semana, a ocorrência de precipitações em diferentes regiões do estado trouxe alguma expectativa de melhora nas lavouras. O documento destaca que essas chuvas podem contribuir para o desenvolvimento das plantas e evitar uma deterioração ainda maior da atual situação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.