CI

Selic atinge 13,25% e expectativa de inflação cresce

O Copom ajustou sua projeção de inflação no horizonte relevante da política monetária



O Copom ajustou sua projeção de inflação no horizonte relevante da política monetária O Copom ajustou sua projeção de inflação no horizonte relevante da política monetária - Foto: Pixabay

Na primeira reunião com Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 100 pontos base, fixando-a em 13,25%. A decisão seguiu as expectativas do mercado, que observa uma deterioração nas projeções de inflação. Para 2025, a expectativa passou de 4,6% para 5,5%, e para o terceiro trimestre de 2026, a projeção foi ajustada de 4,0% para 4,4%. Além disso, as previsões para 2026 e 2027 também subiram, passando para 4,2% e 3,9%, respectivamente.

O Copom ajustou sua projeção de inflação no horizonte relevante da política monetária (3T26) para 4,0%, 20 pontos base acima da reunião de dezembro de 2024 e 100 pontos base acima da meta. Esse ajuste reflete as expectativas do mercado de que a Selic atingirá 15,00% até junho de 2025, com estabilidade nas taxas no segundo semestre de 2025. O Comitê continua a ver uma assimetria altista no balanço de riscos à inflação, destacando a depreciação do câmbio como risco inflacionário maior, mas também mencionando a possível desaceleração da atividade econômica doméstica como fator baixista.

O Copom manteve o guidance de alta de 100 pontos base para a próxima reunião, em março de 2025, mas não se comprometeu com ajustes nas reuniões subsequentes. O Rabobank acredita que a Selic atingirá 15,00% em 2025, com uma alta adicional de 50 pontos base em maio e 25 pontos base em junho. Cortes de juros são esperados a partir de 2026, caso as expectativas de inflação se alinhem com a meta de 3,0%. A ata da reunião, a ser divulgada na próxima terça-feira, trará mais detalhes sobre as análises do Banco Central. As informações são do Rabobank.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.