CI

Revisão de cercas pós-incêndio: Medidas cruciais

As altas temperaturas dos incêndios danificam os mourões de madeira



As altas temperaturas dos incêndios danificam os mourões de madeira As altas temperaturas dos incêndios danificam os mourões de madeira - Foto: Pixabay

Os incêndios de 2024 no Brasil causaram perdas devastadoras para o agronegócio, destruindo aproximadamente 2,8 milhões de hectares e gerando prejuízos superiores a R$ 14 bilhões, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segundo Vanessa Amorim, médica-veterinária e analista de mercado agro da Belgo Arames, além de prejudicar a produção agrícola, o fogo afetou severamente a infraestrutura das propriedades, especialmente as cercas, essenciais para a organização e segurança do gado.

As altas temperaturas dos incêndios danificam os mourões de madeira e os arames das cercas, reduzindo sua resistência e durabilidade. Mesmo sem queimarem completamente, os arames perdem suas propriedades químicas, comprometendo sua funcionalidade. Cercas danificadas não apenas aumentam o risco de fuga dos animais, mas também expõem as propriedades a maiores riscos de incêndio, caso o fogo se propague com facilidade. Essa situação já causou a morte de milhares de animais durante a recente onda de incêndios.

Com a chegada das chuvas, é fundamental que os produtores realizem uma vistoria detalhada das cercas. A primeira medida preventiva é manter aceiros limpos, especialmente próximos a estradas e áreas florestais, para evitar a propagação do fogo. Também é importante verificar a estabilidade dos mourões e arames, removendo a vegetação que possa alimentar as chamas. Quando necessário, a substituição das cercas danificadas por materiais de qualidade, como arames com camada pesada de zinco, é a melhor opção para garantir maior resistência e durabilidade.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.