Produção de algodão abaixo do esperado na Espanha
Espanha é o segundo maior produtor de algodão da União Europeia
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, em seu relatório de novembro "World Agricultural Production" (WAP), a produção de algodão da Espanha para o ciclo de comercialização 2024/25 foi estimada em 195 mil fardos de 480 libras. A projeção representa uma redução de 10 mil fardos, ou 5%, em relação ao mês passado. Ainda representando um aumento de 120 mil fardos sobre a produção do ano anterior, que foi duramente afetada pela seca. A área colhida está estimada em 48 mil hectares, uma queda de 4% em relação ao mês passado e de 8% em comparação com o ano passado. A áre ficou 17% abaixo da média de cinco anos. O rendimento estimado é de 885 kg por hectare, um leve recuo de 1% em relação ao mês anterior, mas ainda 182% superior ao da safra passada e 7% acima da média quinquenal.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
A Espanha é o segundo maior produtor de algodão da União Europeia, atrás apenas da Grécia, e contribui com cerca de 20% da produção total do bloco. A produção do país está quase totalmente concentrada no Vale do Guadalquivir, na Andaluzia, especialmente nas províncias de Sevilha e Cádiz, e em menor escala em Córdoba. Após três anos de seca, a falta de água nos reservatórios levou o governo a limitar a irrigação, o que desestimulou os agricultores a plantar a quantidade usual de algodão, resultando em menor produtividade.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Embora tenha chovido na primavera de 2024, a precipitação veio tarde demais para restaurar o potencial produtivo da safra. Além disso, a recente incidência de pragas e, mais recentemente, severas inundações no final de outubro, provocadas por um sistema de baixa pressão, causaram estragos na região, especialmente na Andaluzia e em Valência. A colheita já avançada ainda está em avaliação quanto ao impacto no rendimento final e na qualidade do algodão.