CI

Semana de calor intenso e baixa umidade em grande parte do Brasil

Picos podem atingir entre 36 e 37°C


Foto: Pixabay

De acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Agrotempo do Portal Agrolink, a previsão para esta semana indica pouca variação no tempo devido a um bloqueio atmosférico que está atuando sobre o continente. Esse fenômeno será responsável por uma elevação gradativa das temperaturas, com picos que podem atingir entre 36 e 37°C, temperaturas incomuns para a época do ano. Além disso, essas altas temperaturas serão acompanhadas por índices de umidade do ar extremamente baixos.

Ainda segundo Rodrigues, apenas o norte do país e o litoral do nordeste devem registrar instabilidades durante a semana. "É importante destacar a sequência de dias com chuvas no leste da Bahia, com possibilidade de acumulados acima de 80 mm no recôncavo baiano, 50 mm no litoral de Alagoas, 40 mm ao norte do Ceará e até 70 mm ao norte do Maranhão", afirma o meteorologista. No entanto, essas instabilidades não terão força suficiente para avançar para o interior da região.

O norte da Região Norte seguirá um padrão de chuvas mais persistentes, enquanto as áreas do sul da região norte, como AMACRO, sul do Pará, e o interior do MATOPIBA, terão condições de tempo seco durante toda a semana. Rodrigues alerta que essas áreas também experimentarão temperaturas acima da média para o período e índices de umidade extremamente baixos, podendo chegar a valores abaixo de 15% em algumas regiões.

"A massa de ar seco associada ao bloqueio atmosférico impede a formação de nuvens carregadas, favorece o aumento das temperaturas e ocasiona uma redução da umidade para níveis críticos", explica Gabriel Rodrigues. Esse cenário afetará desde o Rio Grande do Sul até o meio sul do norte e nordeste, com particular atenção para áreas do Pantanal, entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde as temperaturas máximas podem atingir 37°C.

Em regiões como o extremo norte do Paraná, São Paulo, triângulo e oeste de Minas Gerais, Goiás, demais áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul do Pará, Rondônia e MATOPIBA, temperaturas entre 33 e 35°C devem ser comuns nesta semana, valores atípicos para a época do ano. "Até mesmo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podemos ter marcas perto dos 30°C, como no último final de semana, ao longo dos próximos dias", destaca Rodrigues.

Por fim, Gabriel Rodrigues menciona que há uma expectativa para o possível avanço de uma frente fria no próximo final de semana. "Os modelos matemáticos estão indicando a formação deste sistema a partir de sábado, dia 15, com as chuvas emergindo no Uruguai e avançando no domingo, 16, para o Rio Grande do Sul", informa o meteorologista. No entanto, ele ressalta que ainda estamos relativamente distantes da formação deste sistema, e um prognóstico mais assertivo será feito no meio da semana. "Adiantamos que essa chuva não se compara com o que foi registrado em maio, mas pode sim ter alguns temporais localizados, que vamos confirmar no decorrer desta semana", conclui Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.