CI

Senador quer prioridade para municípios em calamidade

O senador destaca a grave situação dos pequenos produtores rurais devido ao clima


Alan Rick destaca que as famílias mais pobres, já enfrentando insegurança alimentar, são severamente impactadas Alan Rick destaca que as famílias mais pobres, já enfrentando insegurança alimentar, são severamente impactadas - Foto: USDA

O PL 2708/2024 proposto pelo Senador Alan Rick visa priorizar a população de municípios em emergência ou calamidade pública no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto estabelece que essas localidades afetadas terão preferência na aquisição e distribuição de produtos do programa, visando assegurar segurança alimentar para os mais vulneráveis diante de desastres climáticos como estiagens no semiárido nordestino e enchentes no Norte e Sul do Brasil. 

Alan Rick destaca que as famílias mais pobres, já enfrentando insegurança alimentar, são severamente impactadas por tais eventos, que também prejudicam os pequenos produtores rurais devido à vulnerabilidade da produção agrícola aos fenômenos naturais. “As famílias que mais sofrem com esses desastres são as mais pobres. Pessoas que, muitas vezes, já enfrentam insegurança alimentar e nutricional e que tendem a ter dificuldades para conseguir ou manter o trabalho e a renda durante e após calamidades, aumentando a fome entre seus membros. Os pequenos produtores rurais também sofrem com esses eventos, pois a produção agrícola é altamente dependente do clima e, portanto, extremamente vulnerável a fenômenos naturais”, aponta.

O senador destaca a grave situação dos pequenos produtores rurais devido aos desastres climáticos frequentes, que resultam em perdas totais de colheitas e sérias dificuldades sem seguro rural. Ele urgente em medidas de apoio para esses produtores e famílias vulneráveis, especialmente nos estados afetados por enchentes e secas, como Acre, Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul, que prejudicam tanto a agricultura quanto a economia local.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segundo ele, é crucial para promover acesso à alimentação e apoiar a agricultura familiar, comprando alimentos diretamente desses agricultores sem licitação. Os alimentos são distribuídos a pessoas em insegurança alimentar e beneficiam redes socioassistenciais, públicas e filantrópicas de ensino.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.