Poder de compra de fertilizantes cresce 4%
O mercado de milho safrinha se mantém aquecido
![O setor agora acompanha de perto o ritmo da colheita no Brasil](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/ea1100591588472c889bd2b5e21a3ebb_858x483.jpg)
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de janeiro de 2025 foi registrado em 1.09, refletindo um aumento de 4% em relação a dezembro de 2024, conforme dados da Mosaic. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento médio de 3% nos preços dos fertilizantes, especialmente pela valorização da Ureia, do Cloreto de potássio (KCl) e do superfosfato simples (SSP). Apesar de uma recuperação nos preços de algumas commodities, a alta dos fertilizantes pesou na relação de troca.
O mercado de milho safrinha se mantém aquecido, com perspectiva de ampliação da área plantada. Com o fim da janela de plantio se aproximando, produtores precisam planejar estrategicamente suas compras de insumos, considerando o cenário global desafiador. Um planejamento eficaz permite melhores oportunidades de compra e evita problemas logísticos na entrega dos fertilizantes no momento ideal de aplicação.
Em relação às commodities agrícolas, o índice registrou uma leve alta de 0,3%, resultado de fatores distintos. O preço da soja caiu 2%, pressionado pela expectativa de uma safra recorde no Brasil, enquanto o milho teve alta de 2% devido à maior demanda no mercado interno e quebras de safra no Sul do Brasil, Argentina e Paraguai. Cana-de-açúcar e algodão também apresentaram aumentos de 1,7% e 2%, respectivamente.
O setor agora acompanha de perto o ritmo da colheita no Brasil e seus impactos na janela de plantio do milho de segunda safra. Além disso, preocupações com a qualidade e solubilidade dos fertilizantes fosfatados importados também ganham destaque, reforçando a necessidade de atenção dos produtores na aquisição desses insumos para a próxima safra de verão.