CI

Chuvas e seca causam problemas em laranjas

Laranja de umbigo sofre com clima instável



Foto: Seane Lennon

A colheita de citros segue em andamento em diversas regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (10) pela Emater/RS-Ascar. Na região administrativa de Santa Rosa, os trabalhos se concentram na bergamota Satsuma Okitsu e na laranja de umbigo. Técnicos da Emater alertam para a necessidade de controle de pragas como pulgões, ácaros, larva-minadora e percevejos.

Segundo o levantamento, um distúrbio fisiológico tem afetado parte da produção, especialmente as laranjas de umbigo. Os frutos apresentam rachaduras e queda precoce, o que, de acordo com a Emater, “já era esperado devido ao período prolongado de seca, mas foi agravado pelo retorno abrupto das chuvas”.

Na região de Erechim, a bergamota Okitsu está sendo comercializada com preços variando entre R$ 1,50 e R$ 2,00 por quilo. Em Passo Fundo, as chuvas recentes têm favorecido a formação dos frutos. Em Soledade, a colheita da bergamota Okitsu também está em andamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.