CI

Qualidade da soja melhora com avanço da colheita

Colheita da soja avança para 80% no RS



Foto: Canva

No Rio Grande do Sul, a colheita da soja avançou significativamente, alcançando 80% da área cultivada, impulsionada por condições climáticas estáveis caracterizadas por dias ensolarados e tempo seco. A informação é do Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (25) pela Emater/RS-Ascar.

Segundo o levantamento da Emater/RS-Ascar, o clima seco não apenas favoreceu a colheita, mas também otimizou as operações de logística. Em áreas com menor umidade no solo, observou-se "redução no consumo de combustível e menor desgaste de maquinários", além de "condições edáficas favoráveis à implantação de culturas de inverno, dispensando intervenções de nivelamento do solo".

A sequência de dias sem chuva também resultou na redução dos teores de umidade nos grãos, variando entre 12% e 13%. Conforme o informativo, essa condição "eliminou a necessidade de secagem nos pontos de armazenamento e, assim, acelerando o escoamento, o qual estava atrasado pelas chuvas de abril".

A qualidade dos grãos também apresentou melhora, com "redução na incidência de grãos avariados". No entanto, a Emater/RS-Ascar aponta que "ainda há grãos verdes em razão da desuniformidade de maturação, provocada pelo estresse hídrico durante a seca e pelo retorno das chuvas no final do ciclo reprodutivo". Essa situação levou a uma "maturação escalonada dos legumes no terço superior e ao enchimento tardio das plantas com desenvolvimento comprometido".

Em relação às lavouras remanescentes, o informativo indica que 17% estão maduras e 3% encontram-se na fase de enchimento de grãos (R5). A baixa umidade nos grãos também possibilita aos produtores a reserva de sementes próprias para a próxima safra, as quais apresentam "potencial qualitativo satisfatório, dada a sanidade dos cultivos e a secagem natural em campo".

No que diz respeito à comercialização, o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no estado registrou uma leve redução de 0,83% no valor médio da saca de 60 quilos, que passou de R$ 128,31 para R$ 127,24 em comparação com a semana anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.