CI

Tomate resistente para períodos chuvosos na Hortitec

Produção de qualidade resulta em produtos mais frescos


Foto: Tainã Donadio

A 29ª edição da Hortitec, uma das mais importantes feiras de horticultura do Brasil, foi palco para a apresentação de diversas novidades da Sakata. Paulo Koch, diretor de marketing da empresa, detalhou os novos produtos e suas vantagens, especialmente para a região.

“Nós estamos trazendo muitas novidades, principalmente na linha de alface, que precisa da tropicalização, ou seja, a capacidade de produzir em pleno verão com chuva e sol,” explicou Koch. Entre os lançamentos, destacam-se as alfaces Ivy, Peone e Dandara, cada uma com características que prometem revolucionar a produção. A alface Ivy é uma variedade crespa, conhecida por sua precocidade, rendimento excelente e resistência, o que proporciona mais segurança ao produtor. Já a alface Peone se destaca pelo tamanho das plantas, ideais para encher caixas, com folhas largas e de cor verde brilhante. Na linha americana, a alface Dandara é rústica e altamente produtiva, além de ser tolerante à queima de borda, um problema sério durante o verão.

Além das alfaces, a Sakata apresentou o tomate Leblon, desenvolvido especialmente para períodos chuvosos. "O tomate Leblon possui um pacote completo de resistência, principalmente contra bactérias. Ele não apresenta problemas de frutos manchados ou rachaduras, comuns em períodos de chuva," afirmou Koch.

Outra novidade é a cenoura Lana, ideal para o plantio na saída do verão. "Essa cenoura tem raízes cilíndricas, ponta bem fechada, cor intensa e pele lisa, características que agradam ao consumidor," destacou o diretor de marketing.

Os lançamentos também incluem o pimentão Monalisa, a abobrinha Alexa e a cenoura Alana, todos com benefícios significativos em termos de resistência a doenças, produtividade e aceitação no mercado. Koch explicou que os novos materiais da Sakata são desenvolvidos com forte resistência genética, fundamentais para enfrentar o clima de alta temperatura e chuva da região.

“Precisamos de materiais que aguentem chuva, como alfaces com folhas mais grossas e tomates que não manchem ou rachem. Tudo isso é importante para suportar o período chuvoso,” ressaltou. Do ponto de vista do consumidor, a produção de qualidade resulta em produtos mais frescos, crocantes, saborosos e com melhor pós-colheita, reduzindo o desperdício. "Quando conseguimos uma produção de qualidade, o consumidor final tem muito mais qualidade no seu produto," concluiu Paulo Koch.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.