Programa registra emissões e captura de carbono no campo
O programa Carbon Net faz parte das iniciativas de sustentabilidade da Syngenta
A Syngenta, líder em tecnologia e inovação no agronegócio, completou seu primeiro ano de monitoramento da pegada de carbono em 10 mil hectares, abrangendo mais de dez tipos de culturas, como grãos e hortaliças. Acompanhando 30 produtores em 45 lotes por meio da plataforma digital Cropwise, a empresa conseguiu estabelecer uma linha de base de emissões para cada área, permitindo avaliar o potencial de captura de carbono, definir metas específicas de redução e implementar ações de mitigação no campo.
O programa Carbon Net faz parte das iniciativas de sustentabilidade da Syngenta, com foco na regeneração do solo e da natureza, apoiando os produtores na transição para uma agricultura de baixo carbono. Nesse primeiro ano, foram analisadas as práticas agrícolas em cada área produtiva, identificando as principais fontes de emissão para planejar estratégias de redução junto aos agricultores. A busca pela neutralidade carbônica — equilibrando emissões e absorção de gases de efeito estufa (GEE) — é um desafio global, e a Syngenta está comprometida em contribuir com essa meta no setor agrícola.
Guillermo Delgado, gerente de Negócios Sustentáveis da Syngenta para o Sul da América Latina, explica que o uso da Cropwise facilita o registro e a rastreabilidade das práticas de campo. “Por meio da plataforma, o produtor consegue capturar e absorver mais carbono do que emite. Com essa base, começamos a delinear ações de redução e mitigação”, destacou Delgado. A Cropwise, assim, se estabelece como uma ferramenta fundamental para o acompanhamento e incentivo das práticas sustentáveis.