CI

Projetos de engenharia podem intensificar desastres naturais e ameaçar biodiversidade

Projetos afetam negativamente diversas espécies endêmicas


Foto: ASGAV

Por Aline Merladete com a colaboração de Franquiéle Bonilha, Dra. em Ciência do Solo

Uma carta enviada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi publicada na revista científica Nature, manifestando preocupação com as respostas propostas para enfrentar as enchentes no Rio Grande do Sul.

Os pesquisadores alertam sobre os perigos dos projetos de engenharia propostos para mitigar futuros eventos climáticos extremos, semelhantes aos que ocorreram em maio de 2024.

Os cientistas destacam que a construção de canais de drenagem e barragens, medidas sugeridas para reter e desviar a água dos rios, não serão eficazes para prevenir novas catástrofes. Pelo contrário, essas intervenções podem intensificar a degradação ambiental e ameaçar a biodiversidade das bacias hidrográficas. O alerta ressalta que tais projetos afetam negativamente diversas espécies endêmicas, cuja sobrevivência está em risco devido às alterações nos ecossistemas.

Para os especialistas, a solução está na adoção de práticas restaurativas que considerem os serviços ecossistêmicos oferecidos por ambientes equilibrados. Eles sublinham a importância de valorizar o conhecimento científico local, que é essencial para um desenvolvimento sustentável. Além disso, enfatizam a necessidade de difundir esse conhecimento de maneira didática para toda a sociedade, promovendo uma compreensão mais ampla sobre a importância da sustentabilidade.

O alerta foi assinado por Luiz R. Malabarba, Fernando G. Becker, Maria João Ramos Pereira e Márcio Borges Martins. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.