Caroço de algodão atinge maior preço desde junho de 2023
Valorização chega a 72% em um ano
O mercado do caroço de algodão em Mato Grosso segue aquecido, com os preços do produto disponível alcançando o maior patamar desde junho de 2023.
Segundo o boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última semana, a média ficou em R$ 1.112,33 por tonelada, refletindo uma valorização expressiva de 25,49% no comparativo mensal e um salto de 72,01% na variação anual.
A tendência de alta é impulsionada pela menor disponibilidade do caroço no estado. Até dezembro de 2024, 85,42% da produção da safra 2023/24 já havia sido comercializada, restringindo ainda mais a oferta no mercado interno. Além disso, a chegada do período de entressafra do algodão, que tradicionalmente pressiona os preços para cima, e a demanda crescente por parte dos pecuaristas reforçam o cenário altista.