CI

Transporte de grãos encarece com demanda e diesel alto

Frete registra alta no Distrito Federal e em Goiás



Foto: Pixabay

O preço do frete com origem no Distrito Federal apresentou aumentos expressivos em fevereiro, segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta segunda-feira (30). As rotas para Araguari (MG), Santos (SP) e Imbituba (SC) registraram elevações de 15%, enquanto outros destinos tiveram reajustes entre 12% e 13%. De acordo com a Conab, o aumento na demanda por transporte, o preço elevado do diesel e a revisão da tabela de fretes são os principais fatores para a alta.

A Conab aponta que o diesel representa entre 40% e 60% do valor do frete, tornando-se o fator de maior impacto na elevação dos preços. "A expectativa para os próximos meses é de alta nas cotações de fretes, considerando a instabilidade cambial, os aumentos nos preços do combustível e a maior procura por transporte", destaca o relatório. O avanço da colheita da soja, que já ultrapassa 70%, tem pressionado os custos. No Distrito Federal, a safra 2024/25 de soja está estimada em 327.173 toneladas, um aumento de 6,1% em relação ao ciclo anterior. Para o milho, a previsão é de 417.611 toneladas, um incremento de 21,7%.

Em Goiás, a demanda por transporte também foi alta em fevereiro, principalmente para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Segundo a Conab, transportadoras enfrentaram dificuldades na disponibilidade de caminhões em regiões como Rio Verde, Cristalina, Catalão e Bom Jesus. "Os reajustes nos fretes variaram entre 48% e 73% em relação ao mês anterior", informa o boletim. O aumento no preço dos combustíveis e a concentração da colheita no estado intensificaram a procura por transporte. Até o final de fevereiro, aproximadamente 60% da soja goiana havia sido colhida, com cerca de 45% da produção comercializada. No período analisado, Goiás respondeu por 7,4% das exportações brasileiras de milho e 8,1% das de soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.