CI

Parceria anuncia índice de preços para feijão

Entre os principais impactos dessa novidade estão a maior transparência no mercado



Entre os principais impactos dessa novidade estão a maior transparência no mercado Entre os principais impactos dessa novidade estão a maior transparência no mercado - Foto: Canva

Em 2025, o mercado de feijão no Brasil dará um passo significativo rumo à formalização com a criação de um índice de preços referenciado pelo CEPEA/CNA, conforme anunciado pelo Instituto Brasileiro de feijão e Pulses (IBRAFE). De acordo com o IBRAFE, a parceria com o CEPEA e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) visa atender à demanda antiga por um indicador mais transparente e abrangente, capaz de refletir de maneira mais precisa os valores negociados nos principais polos de produção, em contraste com os preços praticados na região do Brás, em São Paulo, que não representam o real volume de negócios do setor.

Entre os principais impactos dessa novidade estão a maior transparência no mercado, o que permitirá que produtores, comerciantes e outros atores da cadeia produtiva tenham uma referência confiável para negociações. O novo índice auxiliará na tomada de decisão dos produtores, oferecendo dados mais precisos que podem aumentar a confiança no planejamento de plantio, colheita e venda. Além disso, o índice poderá ser utilizado para a celebração de contratos de venda, facilitando as negociações entre empacotadores, corretores e exportadores.

Outro benefício relevante será o acesso a melhores condições de crédito e seguros agrícolas, já que o índice oferecerá uma base sólida para instituições financeiras avaliarem o valor do mercado de feijão. Isso também deve aumentar a atratividade do setor para investidores, que terão uma visão mais clara do desempenho e das oportunidades de investimento no setor. Por fim, o índice será uma ferramenta útil para políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e melhorias na cadeia de suprimentos, ajudando a tornar o setor de feijão mais eficiente e inovador.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.