CI

Mercado voluntário de carbono cresce 10 vezes

Em 2023, foram registrados pouco mais de 10 projetos



Em 2023, foram registrados pouco mais de 10 projetos Em 2023, foram registrados pouco mais de 10 projetos - Foto: Divulgação

O estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o mercado voluntário de carbono (MVC) no Brasil, que Cobre 2021 a 2023, mostra uma queda de 89% nos créditos emitidos e 44% nos créditos aposentados em 2023, em comparação com 2021. Apesar do crescimento passado, o mercado enfrenta desafios que precisam ser resolvidos para manter sua credibilidade e sustentabilidade a longo prazo.

Do lado da oferta, o cenário atual é afetado pela dificuldade em garantir que os créditos de carbono representem reduções reais, adicionais e permanentes de emissões, devido à falta de padronização e transparência. Do lado da demanda, a incerteza sobre como as empresas utilizam os créditos para alcançar metas de zero emissões líquidas e a falta de orientação e transparência sobre o uso dos créditos contribuem para a necessidade de melhorar a credibilidade dos arranjos no mercado voluntário.

Em 2023, foram registrados pouco mais de 10 projetos e 3,38 milhões de créditos emitidos, o menor número de projetos dos últimos três anos. No entanto, a média de 0,28 milhões de créditos por projeto foi a quinta maior do período. Em termos regionais, Norte e Nordeste concentraram o maior número de projetos (4 e 3, respectivamente), enquanto Centro-Oeste e Sudeste tiveram dois projetos cada e o Sul apenas um.

Em 2023, a participação dos créditos de energia renovável aumentou para 45%, enquanto os créditos de floresta e uso da terra caíram para 41%, comparado a 2021. Entre 2021 e 2023, estados como Mato Grosso, Amapá e Acre, que antes tinham projetos de floresta e uso da terra, não emitiram mais créditos, enquanto Goiás e Rondônia começaram a emitir créditos, embora de forma mais modesta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.