Fórum de IA aborda inovação sustentável em Goiás
“Discutir a sustentabilidade energética na inteligência artificial é essencial"
A Campus Party Goiás (CPGoiás4), entre 27 de novembro e 1º de dezembro, receberá o primeiro Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, abordando temas urgentes como sustentabilidade energética, educação e inovação. Em parceria com o Governo de Goiás, o fórum discutirá a importância de equilibrar a transformação digital com a preservação ambiental, reunindo especialistas para traçar diretrizes que integrem IA e sustentabilidade.
No dia 29, debates sobre o impacto da IA na geração e consumo de energia destacarão o painel “O Brasil pode ser protagonista no desenvolvimento de energias renováveis?”, com Ronaldo Lemos, Adriano da Rocha Lima e Igor Marchesini. Segundo Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, é essencial buscar soluções que equilibrem inovação e preservação dos recursos naturais, pensando no futuro da tecnologia e do planeta.
O evento terá ainda oficinas na Sala do Futuro da IA, com o Cappra Institute e o ITS Rio, que trarão discussões sobre o desenvolvimento ético da IA. Em 30 de novembro, o painel “Inteligência Artificial na Educação” debaterá o impacto da IA no ensino, com a professora Débora Garofalo e representantes da educação em Goiás, explorando como a tecnologia pode transformar o aprendizado e a avaliação dos estudantes.
“Discutir a sustentabilidade energética na inteligência artificial é essencial para o futuro da tecnologia e do planeta. À medida que as aplicações de IA se expandem, o consumo de energia cresce na mesma proporção. É nosso dever buscar soluções que equilibrem inovação e preservação dos recursos naturais. No Fórum do Marco Regulatório de IA na Campus Party Goiás, queremos não só entender esses desafios, mas também traçar caminhos para um desenvolvimento mais consciente e sustentável da IA”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.