É possível identificar sementes piratas e evitar prejuízos
Busca por preços mais atrativos leva agricultores a serem vítimas da pirataria
A pirataria de sementes, uma prática nefasta que ameaça a segurança e a produtividade agrícola, tem sido objeto de atenção crescente. Franquiéle Bonilha, Dra. em Ciência do Solo e Consultora Agronômica em PDI, destaca a importância de identificar sementes piratas para proteger os agricultores e a qualidade das colheitas. A busca por preços mais atrativos muitas vezes leva os agricultores a serem vítimas da pirataria de sementes. As espécies forrageiras são particularmente visadas, devido à sua utilidade e demanda. Infelizmente, muitos produtores não percebem os riscos envolvidos ao optar por sementes piratas.
A Dra. Franquiéle Bonilha enfatiza que a legislação brasileira estabelece critérios rigorosos para a comercialização de sementes. Sementes legais devem vir em embalagens invioláveis e conter informações detalhadas, como razão social da empresa produtora, CNPJ, endereço, número do RENASEM, nota fiscal e certificado de conformidade. É fundamental adquirir sementes apenas de canais oficiais de empresas licenciadas e conferir se a embalagem contém todas as informações necessárias.
Características das sementes piratas:
Embalagem: Sementes piratas geralmente vêm em sacarias brancas ou big-bags reutilizados, muitas vezes sem identificação clara.
Nota Fiscal: A ausência de nota fiscal ou a descrição do produto como grão para indústria ou consumo animal são sinais de alerta.
Identificação: A rotulagem incomum ou genérica, com poucas informações, dificulta a identificação e o rastreamento das sementes piratas.
Além da falta de garantia de qualidade, o uso de sementes piratas pode resultar na disseminação de pragas e doenças, introdução de pragas quarentenárias, perda de rendimento e lucratividade nas culturas, e até mesmo riscos financeiros para os agricultores. O desenvolvimento tecnológico no setor agrícola também é prejudicado pela pirataria de sementes.
Os infratores flagrados produzindo, comercializando ou utilizando sementes piratas podem enfrentar sanções administrativas e ações judiciais, incluindo multas pesadas e processos legais.
MAIS: Sementes piratas: um risco silencioso, por Franquiéle Bonilha, Dra. em Ciência do Solo e Consultora Agronômica em PDI