CI

Milho indica alta produtividade em 2024/2025

Safra de milho 2024/2025 segue avançando no Rio Grande do Sul



Foto: Divulgação

A safra de milho 2024/2025 segue avançando no Rio Grande do Sul, com 94% da área projetada já semeada. Os plantios mais tardios evoluíram nas regiões da Campanha, Sul e Vale do Rio Pardo, impulsionados por condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar.

O bom volume de chuvas em dezembro contribuiu para a recuperação da umidade do solo, beneficiando o peso dos grãos. No entanto, o déficit hídrico registrado em novembro impactou o número de grãos por espiga em algumas áreas, especialmente nas regiões Centro, Planalto Médio e Noroeste. Apesar disso, a produtividade esperada ainda supera a da última safra.

Atualmente, 18% das lavouras estão em floração, 50% em enchimento de grãos, 12% em maturação e 1% já foi colhido. Nas áreas irrigadas e não afetadas pela estiagem anterior, a expectativa de produção é elevada, graças à alta radiação solar e à variação térmica entre dia e noite, fatores que favorecem o crescimento das plantas.

Os produtores seguem com os tratos culturais, aplicando herbicidas e fertilizantes em cobertura nas lavouras semeadas a partir de novembro. Inseticidas e Fungicidas são utilizados de forma pontual, conforme monitoramento. Um dos focos de controle é a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), especialmente na Região Oeste do Estado.

A Emater/RS-Ascar estima que o cultivo do milho no Estado ocupará uma área total de 748.511 hectares, com produtividade média esperada de 7.116 kg/ha. Nas regiões onde o estresse hídrico não prejudicou as lavouras, a colheita deve alcançar volumes expressivos, reforçando o potencial produtivo da safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.