Uso de drones em pulverização é debatido
“Trata-se de uma iniciativa focada no desenvolvimento da tecnologia"

O uso de Drones no campo tem ganhado força no Brasil, e, para promover seu uso correto, o Centro de Engenharia e Automação (CEA-IAC), ligado ao Instituto Agronômico (IAC), e a Fundação Coopercitrus Credicitrus firmaram uma parceria estratégica. A iniciativa visa levar a tecnologia a diferentes tipos de cultivo, como hortifrutícolas, soja, milho, citros e cana-de-açúcar.
O programa Drones SP, lançado na Agrishow 2024, busca disseminar conhecimento técnico e promover pesquisas aplicadas ao uso dos drones na pulverização agrícola. Agora, o projeto dá um novo passo com a criação do Fórum de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de Aplicação com Drones, reunindo empresas do setor e promovendo ensaios coordenados pelo IAC e pela estação experimental da Coopercitrus em Bebedouro (SP).
Segundo o coordenador do programa, Hamilton Ramos, a proposta é mostrar aos produtores os benefícios e também as limitações da tecnologia. “Trata-se de uma iniciativa focada no desenvolvimento da tecnologia. Independentemente do tamanho da propriedade do produtor, nosso objetivo é fazer com que ele passe a utilizar o equipamento ciente dos benefícios e até mesmo das limitações dessa prática”, resume.
Com apoio de grandes companhias do agro, o Fórum também permitirá o desenvolvimento de protocolos técnicos específicos, não vinculados a marcas, para fortalecer a adoção segura e eficiente dessa tecnologia nos campos brasileiros. “Pelas diretrizes do Fórum, a partir de agora a coordenação técnica e os ensaios de laboratório do Drones SP serão conduzidos pelo IAC, enquanto as avaliações de campo sobre plantios e culturas agregados ao programa estarão a cargo da estação experimental da Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro (SP)”, adianta Ramos.