RS: famílias de Paredão Pires receberão reservatórios para armazenar água
Equipe do Município constatou situações precárias em Paredão Pires

Famílias de Linha Paredão Pires, no extremo Noroeste de Venâncio Aires, na divisa com Boqueirão do Leão, vão receber caixas d’água, como um auxílio para o enfrentamento da estiagem. Na segunda-feira, 10, integrantes da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e da Defesa Civil estiveram no local para verificar a situação vivenciada pelas famílias e cadastrá-las na Assistência Social. O acesso à água, que já é difícil ao longo do ano, pela inexistência de rede hídrica e de poços com água de qualidade, é um desafio ainda maior no período de estiagem.
O coordenador da Defesa Civil, Jair Amadeu Garcia da Rosa, conhecido por sargento Garcia, afirma que foram visitadas 10 famílias e não foi encontrado nenhum morador sem água, mas constatou-se a dificuldade de armazenamento de água. Em uma das propriedades, a solução encontrada pelos moradores para guardar água para os animais foi utilizar uma piscina de plástico.
A partir do cadastro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, as famílias serão contempladas com reservatórios. Caixas d’água de 3 mil e 5 mil litros devem ser entregues a partir de hoje. “Algumas famílias têm, mas são reservatórios pequenos. Serão disponibilizadas as caixas d’água com maior capacidade, especialmente pela distância e a logística de distribuição de água com os caminhões-pipa, já que é uma localidade muito distante”, explica Garcia.
Caminhões-pipa levam água para mais de 110 famílias
Em todo o município, pelo menos 110 famílias estão sendo abastecidas com água de caminhão-pipa, em um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Três veículos trabalham diariamente, inclusive aos sábados e domingos, para garantir água para moradores de diferentes localidades e também para o consumo animal. A expectativa é de que, nos próximos dias, um quarto caminhão esteja à disposição.
Segundo Garcia, até o momento, está sendo possível atender a demanda. “A Defesa Civil está acompanhando de perto a evolução da estiagem. O decreto da situação de emergência já foi homologado em Brasília”, informa.
De 20 mil a 30 mil litros de água são transportados, diariamente, pelos caminhões-pipa para diferentes localidades do interior de Venâncio, para o consumo humano e animal.