CI

MT: abates de gado atingem níveis históricos

No acumulado de 2024, o estado já contabiliza 4,30 milhões de cabeças abatidas


Foto: Divulgação

Segundo dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso estabeleceu um novo recorde no número de abates bovinos em julho de 2024. No mês passado, foram enviadas para abate 689,16 mil cabeças de gado, marcando o maior volume já registrado em um único mês na história do estado. Esse número representa um aumento de 14,72% em relação a julho de 2023.

No acumulado de 2024, o estado já contabiliza 4,30 milhões de cabeças abatidas. A redução na participação de fêmeas, que caiu para 47,62% em julho em comparação com junho, contribuiu para o recorde, com o aumento no número de machos abatidos, que atingiram o segundo maior volume mensal dos últimos anos. Esse crescimento é atribuído ao maior volume de gado confinado no estado.

Para ilustrar o ritmo acelerado de abates, Mato Grosso enviou uma média de 615,19 mil cabeças por mês entre janeiro e julho de 2024. Essa média é significativamente superior à média dos últimos cinco anos para o mesmo período, que foi de 446,78 mil cabeças, resultando em um aumento de 168,41 mil cabeças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.