Como superar os desafios logísticos no agronegócio
A colheita das safras exige espaço e infraestrutura para armazenar e transportar

Antônio Ballan, especialista em logística estratégica e parcerias, destaca os desafios logísticos enfrentados pelo agronegócio brasileiro, principalmente com o aumento da produção de grãos. Segundo ele, "cada safra é uma safra, cada ano é diferente do outro, não tem ano igual”.
O crescimento da produção, impulsionado pela tecnologia e pela alta produtividade, exige maior capacidade de estocagem e movimentação. Com duas grandes safras por ano – soja e milho – a logística do setor enfrenta gargalos tanto no interior quanto nos portos. A colheita das safras exige espaço e infraestrutura para armazenar e transportar os grãos de forma eficiente.
Ballan aponta que a movimentação dos grãos enfrenta desafios devido à escassez de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, além do aumento dos custos de frete. A falta de capacidade de armazenagem resulta, em alguns casos, em caminhões parados, aguardando para descarregar. A logística também é impactada pela variação dos preços internacionais, pelo dólar e pelos prêmios de exportação, que afetam diretamente o custo do transporte e da armazenagem.
“Como já falamos anteriormente, grandes investimentos portuários pelo Brasil estão sendo realizados pela iniciativa privada em parceria com poder público, seja em renovação antecipado de contratos ou novas licitações, e também terminais privados, e outros investimentos , a verdade que para suportar todo o crescimento planejado para os próximos anos da produção de grãos, exigirá muitos outros investimentos, e investimentos em infraestrutura, são de médio e longo prazo, e com valores de investimentos altíssimos, porém ao mesmo tempo, um mar de oportunidades.