Produtores participarão de curso de Boas Práticas de Fabricação em Silveira Martins
Na próxima segunda-feira (05/11) a Emater/RS-Ascar promoverá um curso para produtores rurais sobre as BPF
Na próxima segunda-feira (05/11), em Silveira Martins, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, a Emater/RS-Ascar promoverá um curso para produtores rurai sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF), em parceria com a prefeitura, a Vigilância Sanitária e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade, que prosseguirá durante toda a terça-feira (06/11), ocorrerá no campus da UFSM, em Silveira Martins, com início previsto para as 8h.
A formação em Boas Práticas de Fabricação é uma exigência legal para todos os estabelecimentos que manipulem alimentos, incluindo as agroindústrias, representando os requisitos mínimos exigidos pelos mercados sobre as condições de higiene sanitárias para estabelecimentos e processadores de alimentos.
A atividade incluirá conteúdos sobre legislação, microbiologia, conservação dos alimentos e área de estocagem, cuidados na exposição de comidas, água, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas agropecuárias, transporte e armazenamento, fluxo de processo, higienização dos alimentos e bancadas, sanitização, higiene e saúde do manipulador, instalações e APPCC, desratização, dedetização de ambientes e controle de vetores. O cronograma apresentado teve aprovação da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), com duração de 16 horas de capacitação.
Segundo a extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Silveira Martins, Katiule Pereira Morais, o evento foi pensando com o objetivo de possibilitar a participação de agricultores, festeiros das comunidades locais e pessoas interessadas, em um curso sem custo financeiro e no próprio município, sem a necessidade de deslocamento.
- A importância deste curso está em minimizar os riscos de surtos alimentares e ainda, para que os produtores possam cumprir adequadamente as exigências higiênico-sanitárias nos seus estabelecimentos -, assegurou a extensionista.