CI

Produção de feijão enfrenta impacto da seca no RS

A escassez de chuvas resultou em desuniformidade no desenvolvimento das lavouras



Foto: Pixabay

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (5) pela Emater/RS-Ascar, a produção de feijão da primeira safra está sendo impactada pela irregularidade hídrica no Rio Grande do Sul. A escassez de chuvas resultou em desuniformidade no desenvolvimento das lavouras, com variações expressivas no potencial produtivo, especialmente nas áreas de sequeiro.

A semeadura foi concluída nas regiões que adotam o sistema de duas safras e está prestes a começar nos Campos de Cima da Serra, área responsável por cerca de 40% do cultivo e 50% da produção estadual de feijão na primeira safra. Para a safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 28.896 hectares, com produtividade média prevista de 1.864 kg/ha.

Nas lavouras de sequeiro, o déficit hídrico gerou queda de folhas, flores e falhas na fecundação. Em contrapartida, as lavouras irrigadas têm apresentado desenvolvimento satisfatório.

Na região de Ijuí, 21% das lavouras estão em fase vegetativa, 35% em floração, 35% em enchimento de grãos, 7% em maturação, e 2% já foram colhidas. O uso de inseticidas tem sido necessário para controlar pragas como lagartas e percevejos. Em Pelotas, a semeadura atingiu 73% da área projetada, com 69% das plantas em estádio vegetativo, 22% em florescimento e 9% em enchimento de grãos.

Na região de Santa Maria, o regime de chuvas é favorável. Em Nova Palma, principal município produtor, 15% das lavouras estão em floração, 35% em formação de vagens, 40% em enchimento de grãos e 10% em maturação.

Já em Soledade, onde 98% das lavouras estão em fase reprodutiva, o déficit hídrico também trouxe perdas de produtividade. A região enfrenta aumento de doenças como antracnose e de pragas como tripes e ácaros, favorecidas pelo clima seco.

A comercialização do feijão sofreu desvalorização no Estado. O preço médio da saca de 60 kg caiu 8,88% em relação à semana anterior, passando de R$ 298,57 para R$ 272,06.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.