Lançamentos de colheitadeiras na Agrishow 2025
Novo modelo combina tecnologia, alta disponibilidade e produtividade em campo

A Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas do grupo AGCO, apresenta na Agrishow 2025 a nova colheitadeira Fendt IDEAL 25. O modelo traz inovações tecnológicas para produtores brasileiros que buscam maior produtividade, eficiência e sustentabilidade no campo.
Com uma redução de consumo de combustível superior a 10%, a nova Fendt IDEAL entrega mais de 10% de aumento na produtividade graças ao conjunto de características técnicas e tecnológicas da colheitadeira. Um dos responsáveis por esse resultado é o sistema HarvestPlus, que otimiza a experiência do operador. Seu sistema de automação garante operação em máxima eficiência, reduzindo perdas, melhorando a qualidade do material colhido e minimizando o uso de recursos.
Entre os diferenciais da Fendt IDEAL 25, destaca-se o sistema Dual Helix Processor, com os maiores rotores do mercado (4,84 metros de comprimento), além de uma área de trilha 45% superior, permitindo alta capacidade de trilha, sem comprometer a qualidade dos grãos e com menor consumo de energia. Aliado a isso, o eficiente sistema de limpeza - 25% maior - possui uma compensação de até 15% de declividade, importante para terrenos irregulares comuns nas regiões Sul e Sudeste, resultando em uma limpeza excepcional do material colhido no tanque de grãos.
“Assim como a limpeza dos grãos, esse conjunto de sistemas garante uma amostra com baixíssimo dano mecânico, tendendo a zero em diversas situações, como na soja, e um índice de perda extremamente reduzido. Isso significa maior economia para o produtor devido ao baixo nível de perdas, além de trazer diversos benefícios para o produtor de sementes, que terá amostras mais íntegras e saudáveis”, explica Petroli.
Fabricada no Brasil, na unidade de Santa Rosa (RS), com tecnologia alemã, a colheitadeira Fendt IDEAL 25 foi desenvolvida com base em estudos aprofundados sobre as necessidades do agricultor. “O projeto é global, com cada equipe de engenharia contribuindo para um sistema específico da máquina atendendo fielmente à necessidade da agricultura tropical. Por exemplo, o módulo de gestão de resíduos, essencial para o plantio direto no Brasil, foi desenvolvido pela engenharia nacional”, explica Fernando Petroli, coordenador de Marketing de Produto da Fendt.
Evoluindo a cada safra, a nova colheitadeira traz ainda como destaque o AutoTurn, tecnologia que aumenta a eficiência operacional, reduz a necessidade de intervenção manual do operador nas manobras e melhora a precisão e o conforto durante a colheita. Isso resulta em uma colheita mais rápida e um uso otimizado dos recursos da máquina, como combustível e tempo de trabalho. Já o sistema Teach-in é uma tecnologia que melhora significativamente a eficiência das manobras na cabeceira, realizando funções pré-programadas da máquina e executando de forma sequencial. “Isso não só melhora a produtividade, mas também proporciona maior conforto ao operador, reduzindo a fadiga e o risco de erros durante a operação”, complementa o especialista da Fendt.
Pensada para trabalhar mais tempo no campo, com menos paradas, um dos segredos da Fendt IDEAL 25 está nos motores, ajustados para operar a 1.900 rpm — o que contribui para economizar combustível e prolongar o intervalo entre as manutenções. Além disso, o sistema de resfriamento AirSense garante que a máquina funcione sempre no ritmo certo. Ele conta com uma ventoinha reversível de 950 mm e uma superfície de arrefecimento de 2,7 metros quadrados. Diferencial para o clima brasileiro, o ventilador altera automaticamente a direção da rotação, soprando o ar no sentido contrário e realizando a limpeza da tela de admissão de ar. Outro ponto importante da máquina é o ejetor de pó, que atua como um exaustor, melhorando a visibilidade durante a colheita em condições de muita poeira — importante para a segurança e o rendimento no campo. Esse sistema conta com uma turbina no embocador, sendo a única no Brasil que oferece esse recurso de fábrica.
A nova colheitadeira chega com inovações que visam facilitar o dia a dia no campo e aumentar a eficiência da operação. Para isso, conta também com a ponteira ajustável do tubo de descarga, que permite regular o ângulo do fluxo de grãos com precisão, facilitando a descarga para o transbordo ou caminhão e evitando perdas. A máquina possui ainda um novo acionamento das esteiras da plataforma Draper, agora com uma caixa selada de 90 graus, que garante maior durabilidade e reduz paradas, contribuindo para mais disponibilidade e desempenho durante toda a colheita. “Estamos trazendo automação e tecnologia aplicáveis e que atendem justamente ao que o produtor precisa”, complementa Petroli.
Garantia e monitoramento inteligente
A Fendt IDEAL 325 inclui o programa Fendt Gold Star, que oferece três anos de garantia de fábrica, proporcionando tranquilidade e segurança aos clientes. Além disso, conta com monitoramento contínuo via telemetria por meio do Fendt Connect, permitindo que produtores e concessionários analisem em tempo real dados como posição, consumo de combustível, velocidade, tempo operacional e capacidade da máquina. Essa tecnologia assegura alta disponibilidade do equipamento e evita desperdícios.
“Além do maior tempo de garantia do mercado de máquinas agrícolas, o programa oferece monitoramento contínuo de disponibilidade da máquina. Esses benefícios aliados ao conjunto de inovações voltado à produtividade, eficiência e conforto do equipamento reafirmam o compromisso da Fendt com o desenvolvimento de soluções de ponta para o agronegócio brasileiro”, finaliza Petroli.