Brasil apresenta avanços na análise de carbono do solo
Especialistas discutem ciclo do carbono em conferência internacional na amazônia
O 11º International Carbon Dioxide Conference, realizado em Manaus entre 29 de julho e 2 de agosto, reuniu cientistas renomados para debater pesquisas e desafios relacionados ao ciclo global do carbono no Sistema Terrestre.
Organizado por instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Impa), NASA, Sociedade Latino-Americana de Sensoriamento Remoto (Selper), Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) e o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), o evento contou com a participação de especialistas em mudanças climáticas, incluindo Luciana Gatti e Carlos Nobre.
Entre os estudos apresentados, destacou-se a pesquisa "Proficiency test in total soil carbon: collaborative network and adequacy of results", conduzida pelo colaborador Ruan Carnier, da Embrapa Meio Ambiente. O trabalho, desenvolvido por Cristiano Andrade, Alfredo Luiz, Juliana Marcatto, Marcelo Saldanha e Viviane Bettanin, divulgou os resultados do primeiro ano do Ensaio de Proficiência em Carbono do Solo (EPCS), realizado em parceria com a Bayer Crop Science no final de 2023.
Esse ensaio pioneiro no Brasil busca padronizar os resultados das análises de carbono total entre laboratórios, em resposta à crescente demanda por projetos de carbono no país. Os dados apresentados revelaram que 82% dos laboratórios participantes foram considerados proficientes na análise de carbono total do solo.
A segunda fase do EPCS começou no final de julho de 2024, com o envio de novas amostras para 28 participantes de todas as regiões do Brasil, dando continuidade à colaboração para melhorar a precisão e a padronização das análises no contexto nacional.
As informações foram divulgadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).*