Empresa diversifica operações e movimenta mais de 100 milhões de toneladas no agronegócio
Empresa leva à Agrishow soluções da fazenda à usina

A Armac, referência nacional em locação de equipamentos, prestação de serviços especializados e venda de seminovos, participa pela primeira vez da Agrishow, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), com soluções para diversas etapas e fases do agronegócio, apoiando com eficiência e segurança operações de diferentes complexidades. A companhia movimenta mais de 100 milhões de toneladas de produtos e materiais, anualmente, relacionados ao setor.
Com a maior frota multimarcas de equipamentos do Brasil, totalizando cerca de 11,2 mil ativos, a companhia diversificou ao longo dos 30 anos os segmentos atendidos no agronegócio. Atualmente, a empresa atua nas fazendas, usinas e agroindústrias por meio de equipamentos e profissionais em operações de cana-de-açúcar, milho, algodão, citros, grãos, proteína animal e na gestão de resíduos diversos.
São mais de 13 milhões de toneladas movimentadas, por ano, de biomassa, commodities agrícolas e resíduos, em serviços de carregamento e expedição. “São 10 anos de serviços prestados ao agronegócio. Esse tempo permitiu adquirir a experiência necessária para atender nichos diferentes do setor, entendendo as dificuldades e particularidades de cada um. A Linha Amarela é versátil o suficiente para oferecer soluções para diferentes operações, independentemente da cultura agrícola do cliente”, afirma Mairon Karr, gerente sênior de Agronegócios da Armac.
Um dos mais recentes nichos que passaram a ser atendidos pela companhia é o de proteína animal para fabricação de ração. O mercado está em crescimento no Brasil e vive a projeção de, até o final do ano, produzir 90 milhões de toneladas de rações e concentrados e 4 milhões de toneladas de suplementos, segundo o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal). Em fevereiro, a Armac iniciou uma nova importante operação deste setor na região Oeste do Paraná.
Ampla cadeia de atuação
A participação da Armac em projetos de apoio ao agro vai além de fazendas e usinas. Nos portos, terminais ferroviários e plantas industriais, são movimentados mais de 85 milhões de toneladas de açúcar, grãos e fertilizantes.
O apoio ao agronegócio brasileiro para exportações importantes, como açúcar e soja, e importações essenciais para o segmento, como no caso dos fertilizantes, acontece em 16 grandes modais logísticos atendidos pela companhia, nos principais portos e terminais ferroviários do País.
Maior complexo de manutenção da América Latina
Para suportar às operações de agronegócio em todas as regiões do Brasil, a companhia conta com o maior complexo de manutenção da América Latina, com 300 mil m². São mais de 30 oficinas espalhadas por todo o País, com destaque para as estruturas de Vargem Grande Paulista (SP), com mais de 500 profissionais.
A Academia Bravos, principal programa educacional e de treinamento da Armac, capacita e qualifica operadores de equipamentos, mecânicos e encarregados para trabalhar com os diferentes tipos de escopo. Entre os principais serviços realizados no agronegócio estão movimentação de biomassa, alimentação de moegas e caldeiras, movimentação, empilhamento e expedição de produtos/commodities, sistematização de solo, abertura e manutenção de vias e acessos e gestão de resíduos.
“Temos mais de 1 mil mecânicos treinados e qualificados para trabalhar com todas as marcas, tipos e modelos de máquinas e equipamentos, em diferentes cenários e plantas, seja na fazenda, na usina ou em terminais. Nossa manutenção é capacitada para atuar com diferentes produtos e materiais, garantindo o melhor desempenho do equipamento, independentemente da movimentação ser de açúcar, milho, laranja, biomassa”, afirma Luciano Rocha, COO da Armac.
Contêiner inteligente
A Armac lançou no ano passado uma tecnologia que permite às operações disponibilidade imediata de insumos para manutenção à pronta-entrega. Trata-se de contêineres inteligentes de peças e produtos.
A principal vantagem para o cliente é a agilidade nos processos de manutenção. O contêiner possibilita que a equipe da oficina tenha em mãos as peças necessárias para que os equipamentos sigam rodando o maior tempo possível, garantindo a máxima produtividade para a operação.
A empresa brasileira que mais cresce nas Américas
A Armac é a empresa brasileira com crescimento mais rápido nas Américas e a segunda na América Latina, segundo o jornal Financial Times, uma das publicações de negócios mais importantes do mundo. A companhia foi destacada pela publicação no ranking "The Americas' Fastest-Growing Companies 2025".
"Nosso crescimento contínuo é resultado de uma cultura organizacional sólida e de uma estratégia que prioriza a eficiência operacional. Estamos orgulhosos em ver nossa trajetória reconhecida por uma publicação tão prestigiada como o Financial Times", afirma Fernando Aragão, CEO da Armac.