Cotrijal auxilia produtor na emissão do certificado digital e da nota fiscal eletrônica
Equipe do Centro de Serviços Compartilhados atende os produtores na Arena Agrodigital

Promotora da Expodireto, a Cotrijal também traz para dentro da feira ações importantes para os associados em vários pontos do parque. Na Arena Agrodigital, a equipe do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da cooperativa realiza a emissão do certificado digital para os produtores rurais. A certificação é obrigatória para a emissão da nota fiscal eletrônica no aplicativo SmartCoop.
Em 3 de fevereiro de 2025, entrou em vigor a obrigatoriedade de substituição do bloco modelo 4 da Nota Fiscal, também conhecido como "talão do produtor", pela versão eletrônica para os produtores rurais gaúchos que obtiveram receita bruta superior a R$ 360 mil em 2023 e 2024.
Aqueles que ainda possuem o talão impresso poderão utilizá-lo até 30 de junho de 2025, porém o uso será vedado a partir de 1º de julho. A obrigatoriedade da nota eletrônica será estendida a todos os produtores rurais do estado gaúcho, independentemente do faturamento, a partir de 5 de janeiro de 2026. Nessa data, o modelo 4 será definitivamente abolido.
A coordenadora do CSC da Cotrijal, Jaqueline Souza, informa que o associado da cooperativa pode buscar informações sobre o processo junto à sua unidade de atendimento.
Para emitir o certificado, o produtor precisa apresentar documento com foto atualizado ou a CNH digital e ter um smartphone para a integração dos aplicativos SmartCoop e SmartCoop NFe. “Através desses aplicativos conseguimos, de forma prática e rápida, auxiliar os nossos produtores”, explica Jaqueline.