Como está a soja no Rio Grande do Sul?
94% da soja já foi semelhada no estado
De acordo com o último Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (19), a semeadura da soja atingiu 94% da área projetada para a safra atual no Rio Grande do Sul. No entanto, condições climáticas adversas — como déficit hídrico ou excesso de chuvas — têm limitado o avanço do plantio em determinadas regiões da Metade Sul e em áreas de sucessão ao milho e tabaco, especialmente em pequenas propriedades.
As lavouras mostram germinação satisfatória, com boa população de plantas e desenvolvimento vegetativo promissor. Nas áreas plantadas no final de outubro e início de novembro, já é possível observar o fechamento completo das entrelinhas e maior cobertura do solo pela área foliar. Atualmente, 98% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, enquanto 2% já avançaram para a fase de floração.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
As primeiras lavouras implantadas começaram a receber aplicações preventivas de fungicidas, com foco na ferrugem-asiática. Para isso, têm sido usados produtos de maior valor agregado e maior capacidade de proteção. Já as áreas semeadas em novembro estão sendo tratadas com fungicidas mais econômicos, visando proteger contra manchas foliares, oídio e antracnose, além de aplicação conjunta de capinas químicas.
A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar é de 6.811.344 hectares, com produtividade média estimada em 3.179 kg/ha. Essa expectativa reflete as boas condições de plantio na maior parte do estado, apesar das dificuldades climáticas pontuais na Metade Sul.