CI

Aviação agrícola lançou 40 milhões de litros em combate ao fogo

Operações envolveram 118 aeronaves de 22 empresas



Foto: Pixabay

A aviação agrícola brasileira desempenhou papel fundamental no combate a incêndios em 2024, com o lançamento de 40,1 milhões de litros de água em 11 estados, entre junho e outubro. As operações envolveram 118 aeronaves de 22 empresas, totalizando 10,7 mil horas de voo e mais de 16,6 mil manobras contra as chamas, de acordo com dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

Este desempenho supera em mais de 100% os números registrados em 2021, quando 19,5 milhões de litros de água foram utilizados em 10,9 mil lançamentos. A crescente necessidade de resposta aos incêndios é confirmada pelos números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que registrou 8.674 focos de incêndio no Brasil até dezembro de 2024, frente aos 5.469 de 2021.

Rondônia em destaque e ações integradas

Uma das novidades de 2024 foi a inclusão de Rondônia no combate aéreo às chamas. O estado contratou pela primeira vez uma empresa especializada, que, em 47 dias de operações, lançou cerca de 4 milhões de litros de água em parceria com bombeiros e o ICMBio.

O modelo integrado é um diferencial: cerca de 90% das ações aéreas são coordenadas com brigadistas em solo, garantindo maior eficácia no controle das chamas. “Os aviões são fundamentais para reduzir o fogo e permitir que o pessoal em terra chegue aos focos com segurança”, destaca o Sindag.

Pantanal e Goiás: Cenários críticos

O Pantanal foi novamente uma das regiões mais afetadas. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, 15,8 milhões de litros foram lançados em apoio aos mais de 200 brigadistas que atuaram no local. Em Goiás, produtores rurais e usinas intensificaram o uso da aviação agrícola como resposta rápida aos incêndios, garantindo que focos fossem combatidos antes de se alastrarem.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.