Produção de leite deve crescer até 2,5% em 2025
Setor leiteiro enfrenta desafios com custos altos e poder de compra reduzido
O setor leiteiro brasileiro inicia 2025 sob o impacto de custos elevados, especialmente com nutrição animal, e com o poder de compra dos pecuaristas em queda. É o que apontam análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgadas nesta terça-feira (7).
Pesquisadores do Cepea destacam que os custos operacionais devem continuar subindo gradualmente ao longo do ano. No curto prazo, os gastos com a produção de volumoso, influenciados pela alta nos preços de fertilizantes, serão os principais responsáveis por esse aumento. No entanto, há uma perspectiva de alívio parcial, com a possibilidade de redução nos valores do concentrado no primeiro semestre.
Já no segundo semestre, o escoamento da safra nacional pode gerar limitações nos estoques de insumos para rações, pressionando os preços novamente.
Apesar dos desafios, o Cepea projeta que a produção de leite deve crescer entre 2% e 2,5% em 2025. Um ritmo superior dependeria de uma recuperação robusta no primeiro trimestre, altamente condicionada ao comportamento climático.