CI

Como identificar o ácaro rajado no algodão?

Praga comum no calor, ácaro rajado exige controle



Foto: Pixabay

O ácaro rajado (Tetranychus urticae), praga recorrente em culturas como o algodão, tem se mostrado um desafio para produtores em regiões de clima quente e seco. Segundo artigo publicado no Blog Aegro pelo engenheiro agrônomo Lucas Barros, o ácaro se instala principalmente nas faces inferiores das folhas, onde formam colônias protegidas por teias.

“O ácaro rajado possui coloração verde-amarelada na fase jovem e torna-se avermelhado na fase adulta”, explicou Barros. Ele acrescenta que, além da proteção contra predadores, as teias ajudam na dispersão da praga entre as plantas.

Os principais sintomas da infestação incluem manchas avermelhadas a partir das nervuras, necrose em áreas das folhas e desfolhamento. No caso do algodão, o ataque do ácaro pode comprometer o ciclo da planta, resultando em maçãs pequenas e fibras de baixa qualidade.

A recomendação técnica para o controle da praga envolve a aplicação de produtos específicos. “O uso de acaricidas ou inseticidas-acaricidas pode ser eficiente para o manejo”, afirmou Barros. A incidência do ácaro tende a ser mais significativa durante períodos prolongados de calor e baixa umidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.