Dia de Campo aborda a substituição da produção de tabaco
Encontro será realizado nesta terça-feira, no Parque da Expoagro Afubra
O Dia de Campo anual será realizado na tarde desta terça-feira, 28, e vai abordar Alternativas de Diversificação para Agricultura Familiar. O evento, promovido pela Expoagro Afubra, Emater/RS-Ascar e Embrapa, será no Parque da Expoagro, em Rio Pardo.
Nesta edição, novos temas como planejamento de forrageiras de inverno, apicultura, criação de peixes, secagem e armazenagem de grãos e cultivo de hortaliças em ambiente protegido estão sendo preparados para convidados e produtores associados da Afubra. O evento conta com o apoio das Escolas Família Agrícola Vale do Sol e Família Agrícola de Santa Cruz do Sul.
A cultura está presente em 574 dos 1.191 municípios do sul do País. Sete dos dez maiores municípios produtores de tabaco do Brasil são gaúchos: Canguçu, São Lourenço do Sul, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Camaquã e Vale do Sol. Juntos, esses municípios respondem por 16% do total produzido na Região Sul, com 87.164 toneladas. Ao todo, 236 municípios gaúchos plantam tabaco e o Estado responde por mais de 50% da produção brasileira.