CI

Seca afeta plantio de milho e trigo no México

Clima seco dificulta safra de verão no México



Foto: Canva

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou, nesta terça-feira (22), que a estiagem continua a afetar parte significativa do território mexicano. De acordo com o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, o tempo seco reduziu as oportunidades iniciais para o plantio de milho e outras culturas de verão dependentes de chuva.

Apesar das restrições, o USDA observou uma melhora em relação ao mesmo período do ano anterior. “Há muito menos seca neste início de temporada no cinturão de milho do planalto sul”, apontou o relatório. No entanto, a situação no noroeste do país segue crítica.

Segundo o Monitor de Secas Mexicano, com dados de 15 de abril, há ocorrência generalizada de seca classificada como extrema a excepcional (D3 a D4) nos estados de Sonora, Chihuahua, Sinaloa, no noroeste de Durango e no norte de Coahuila.

O boletim destaca ainda que as altas temperaturas registradas nas últimas semanas, associadas a ventos fortes e à presença de poeira, agravaram o cenário. O resultado tem sido a diminuição significativa dos níveis dos reservatórios e a piora nas expectativas de produção para culturas plantadas no outono e inverno, como milho e trigo.

Durante a última semana, as temperaturas oscilaram entre valores próximos à média no planalto sul e até 3 °C acima do normal em áreas do noroeste e centro-norte mexicano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.